Quero reformar a minha casa. Por onde começar?
Reforma do jeito certo!
Tags: Reforma-residencial-projeto-aprovação-na-prefeitura-e-execução
Vamos começar com bastante franqueza.
Se você pretende reformar sua casa, de maneira estética, apenas com alteração de cores, troca de pisos, revestimentos, mobiliário e reorganização dos espaços internos, chame um arquiteto/decorador, definam um projeto de decoração, orce e reforme. É bem simples, e este profissional estará preparado para te ajudar. Nós também fazemos isto, com muita frequência, mas vamos além. Lembre-se que, nesta hipótese não pode haver alteração estrutural e nem de área construída.
Agora, se em sua intenção de reforma você pretende: Demolir ou Ampliar. Nestes casos invariavelmente será necessário aprovar um Projeto na Prefeitura de sua cidade. Então precisará de uma arquiteta.
O fato é que você não pode sair derrubando ou subindo paredes em sua casa, sem prévia aprovação da Prefeitura, sob pena de embargos e multas pesadas. Então vamos organizar as etapas de sua reforma, controlar a ansiedade e evitar desperdício de tempo e dinheiro. No final, você verá que valeu a pena. tags: Reforma-residencial-projeto-aprovação-na-prefeitura-e-execução |
O arquiteto deve conhecer bem as legislações de seu município, para te orientar e ajudar a evitar desperdícios de tempo dinheiro. Projetar errado fora dos padrões e exigências legais também pode gerar grandes transtornos. Se vai fazer a reforma, faça do jeito certo. Para você, pode parecer muito complicado, mas para nós que tratamos disso diariamente, é bem comum e simples.
Vejamos a seguir as fazes desta reforma.
-
Atividades preliminares e Contratação;
- O arquiteto irá conhecer seu imóvel, conhecer seus objetivos e desejos para esta Reforma.
- Vai definir contigo qual será o escopo da Reforma e gerar uma proposta comercial de prestação de serviço. É bom que nesta ocasião o proprietário já tenha a planta aprovada na Prefeitura. Isto dará ao Arquiteto uma condição de assertividade de escopo de projeto de reforma e orçamento preciso dos serviços a serem contratados;
- Caso não tenha a planta aprovada à disposição, o arquiteto poderá fazer esta solicitação, mediante procuração com firma reconhecida para este fim. Esta tarefa poderá ter custo.
- As vezes acontece de o cliente pensar que tem planta aprovada, mas quando fazemos a solicitação na Prefeitura, descobrimos que não há a aprovação. Isto certamente afetará o escopo do serviço.
- Com dados do imóvel e situação na Prefeitura,e também com o desejo do que o cliente espera desta reforma, já teremos condição de apresentar um orçamento do serviço de projeto e aprovação de reforma.
-
Elaboração de Projeto de Reforma;
- Desenho em CAD do imóvel como ele está;
- Desenho de projeto com as alterações – projeto de reforma;
- Projeto de móveis e decoração;
- Apresentação do projeto ao cliente;
- Apresentação em 3D;
- Até três revisões de alteração de projeto, mais que isso geralmente implica em custos adicionais;
- Protocolo de projeto de reforma na Prefeitura. Neste caso a Prefeitura tem até trinta dias para dar um parecer quanto ao projeto, mas em geral não é assim que acontece, a Prefeitura demora muito mais tempo que isso, mas não podemos esperar. Então apenas com o protocolo de Reforma, iniciaremos as obras. Aqui está um ponto muito crítico do projeto. Se o arquiteto não tiver domínios da legislação de edificações para aquela localidade e/ou não respeitar tal regulamentação, o risco de embargo ou demolições é bem grande. Por isso é importante fazer as coisas do jeito certo.
-
Orçamento, planejamento/cronograma de execução da obra;
- Com o projeto de reforma definido podemos começar a falar de orçamento e planejamento da obra.
- Definição das etapas da obra – elaboração de cronograma junto com pedreiro/mestre de obra;
- Geração e cotação de lista de materiais,
- Cotação de alugueis de equipamentos caso necessário como: misturadores, andaimes, marteletes e outros;
- Contratações de mão-de obra e agendamento do início da obra;
- Execução de obra;
- Colocação de Placa com número de processo na Prefeitura;
- Demolições (em alguns casos a demolição deverá se solicitada separadamente do projeto de reforma junto à Prefeitura);
- Infraestrutura de hidráulica, esgoto, elétrica, ar;
- Construção, preparações de contrapisos, rebocos,…;
- Revestimentos e acabamentos, pintura, gessos, luminárias;
- Mobiliário, equipamentos elétricos entre outros;
- Limpeza e decoração;
- Entrega da obra;
tags: Reforma-residencial-projeto-aprovação-na-prefeitura-e-execução