LTA Laudo Técnico de Avaliação – Vigilância Sanitária
LTA da Vigilância Sanitária
LTA da Vigilância Sanitária
Para contratar Laudo Técnico de Avaliação – LTA da Vigilância Sanitária, ligue![LTA da Vigilância Sanitária LTA da Vigilância Sanitária](https://cdn.shortpixel.ai/client/q_glossy,ret_img,w_1196/https://archproject.com.br/wp-content/uploads/2020/09/LTA-Planta-de-Fluxo.png)
Detalhe – LTA – Planta de Fluxo
Quem precisa do LTA?
Muitas atividades são reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Exemplos:- Indústrias de alimentos;
- Controle de Pragas;
- Indústrias de Medicamentos;
- Laboratórios clínicos de exames e diagnósticos;
- Logística e Distribuição de Medicamentos e Alimentos;
- Distribuição de equipamentos médicos;
O que é o Laudo Técnico de Avaliação
(LTA)?
O LTA é um Laudo Técnico de Avaliação, descrito na CVS-01/19, documento 52, definido como necessário, conforme Anexo I, para algumas atividades para a emissão da Licença da Vigilância Sanitária. A primeira referência a este documento está no Capítulo I, artigo 2º, Item XXV: “XXV- Laudo Técnico de Avaliação (LTA): documento que expressa decisão do órgão de vigilância sanitária competente sobre a avaliação física funcional do projeto de edificação, e seus complementos, que abriga atividade de interesse da saúde;”O que você deve saber sobre o LTA da Vigilância Sanitária?
Para obter o LTA, é necessário, em primeiro lugar, apresentar um conjunto de documentos, que demonstram como funcionará a atividade em questão. Para esclarecer, veja alguns deles:- Projetos Arquitetônicos, com plantas, cortes, fachadas:
- Plantas Civil;
- Planta de Layout;
- Planta de Ar Condicionado e Ventilação;
- Planta de equipamentos;
- Plantas de fluxos;
- Pessoal interno
- Visitantes
- Materiais
- entre outras
- Memorial de atividade;
- Memorial de Projetos;
- ..entre outros, a depender das especificidades da atividade e do estado (UF).
Documentos do LTA concluídos, e agora?
Tendo elaborado todos estes documentos deve-se montar o processo e protocolá-lo na VISA. Em primeiro lugar, o técnico avalia os documentos e pode pedir alterações e/ou adequações nas instalações, caso não satisfaçam os critérios da VISA. O técnico da VISA, também pode exigir alguns procedimentos operacionais, a serem cumpridos na atividade, a fim de garantir maior segurança sanitária. Posteriormente, se tudo estiver em conformidade, e, após inspeção, realizada por técnico da VISA, o LTA é imitido. De posse do LTA a empresa anexa-o ao processo do licenciamento da Vigilância Sanitária. A vigência do LTA durará enquanto não houver alterações na atividade, como, por exemplo, mudanças no layout.Quais os prazos para obtenção do LTA da Vigilância Sanitária?
O prazo para elaboração e protocolo do pedido do LTA, geralmente varia de 21 a 40 dias, mas vai depender do tamanho da indústria ou empresa. Já, o prazo para a aprovação, dependerá de três fatores:- A qualidade dos documentos apresentado, completos, detalhados, para fácil compreensão, conforme requisito da VISA. Se não for assim, poderá haver vários pedidos de correção, alterações, que prolongará o prazo do processo como um todo;
- O projeto apresentado deverá ser tecnicamente viável;
- Prazo de análise pelos técnicos da VISA;
Alguns Cases de LTA da Vigilância Sanitária na ARCH Project
1) LTA para Indústria de Alimentos:- Massabor, Frutu;
- CR Diagnósticos, Tecnolab;
- Grupo Boticário, Oncotech;