Acessibilidade para Condomínios

A ARCH, é especialista em Acessibilidade
Já entregamos mais de 500mil m² de Projeto e laudo de Acessibilidade.
Jornada da Acessibilidade

O Laudo de acessibilidade é o primero a ser providenciado. Com ele o condomínio saberá, o que de fato precisa ser providenciado acerca da acessibilidade.
O Laudo não é um projeto, ele vem antes,e vai indicar o que precisa ser feito de modo que o condomínio possa se programar e priorizar as adequações. O laudo de acessibilidade tem por base diveras legislações, portarias, normas e leis dentre elas seguem as proncipais:
NBR9050/2020 - Estatuto do Idoso - LEI 10.741/2003 e a lei de inclusão da pessoa com deficiência LEI 13416/2015
É uma inspeção visual e algumas medições, em todas as áreas de uso comum. nele vai o registro fotográfico, e indica tudo o que precisa ser provideciado, e também o que já existe e está conforme nortas.

O Projeto de acessibilidade cria as soluções arquitetônicas. Define, por exemplo, se em um local será implantado uma plataforma elevatória ou uma rampa.
Por exemplo o laudo aponta que precisa providenciar a acessibilidade de um pavimento para outro, mas, é o projeto que vai resolver qual a melhor solução, e desenhará a solução à ser aplicada.

Neta etapa fazemos o planejamento da obra, como, EVF (Estudo de Viabilidade Financeira) cronogramas, orçamentos, seleção de fornedores. Aqui a ARCH Oferece sua metodologia ARCHna Obra. Que é o serviço de gerenciamento de obra.

Agora, sim o empreiteiro começa a executar as adequações apontadas no projeto. Seguindo o escopo, o custo e o prazo.

Na cidade de São Paulo, exite o sel ode acessibilidade, e é obtido por meio de apresentação do projeto na Prefeitura para aprovação, após aprovado e executadas as adequações a prefeitura vistoria a obra e emite o selo.
A ARCH Project também faz assessoria para estas aprovações.
Também quendo não é exigido pela prefeitura o condomínio pode contratar-nos para fazer novo laudo e atestar a acessibilidade do imóvel e emitir uma delaração que o imóvel está adequado conforme as normas. Tudo isso importa para o bem estar de todas as pessoas e também evita judicializações por ausêcia de acessibilidade.