Como contratar serviço de reforma?

26 de outubro de 2016

Como contratar serviço de reforma?

A Arch Project é uma empresa com sede em São Bernardo do Campo, apta e experiente na elaboração de projetos e execução obras de reforma.  Consulte-nos 11 2356-7743.

Segue artigo com ótimas dicas sobre o assunto.

 

serviço de reforma

 

Como contratar serviço de reforma?

Antes de iniciar uma obra, levem em consideração o que vamos explicar a seguir.

Saiba que é possível pagar apenas por serviços efetivamente realizados, conforme contratado, onde o fornecedor receberá apenas um sinal para iniciar as atividades e os pagamentos vão acontecendo ao longo do projeto seguinda o cronograma da execução de cada atividade. O que fica combinado, não é caro!

Existem três condições básicas para uma boa contratação de serviços de reforma:

 

Escopo (o quservico-de-reforma-projetoe será feito e entregue)

 

Custo (quanto vai custar)

 

Prazo (em que prazo o escopo será concluído)

ESCOPO

Escopo: Detalhamento de tudo o que será feito e entregue.

  • Documentação do serviço:

Contrato de prestação de serviço:

Nele vão as cláusulas básicas que a legislação brasileira exige para defesa do consumidor e do prestador de serviço; qualificação das partes e descrição do serviço. Nesta descrição estarão detalhadas as três condições básicas (escopo, prazo e custo). No contrato deve estar citados e vinculados os documentos abaixo;

Projeto arquitetônico:

É o projeto projetado em CAD (2D) mas entregue em PDF ou impresso. Incluindo uma perspectiva 3D (simples);

Projeto de Decoração:

Se este item for contratado, deve ser descrito no contrato quais ambientes e sob quais regras este serviço se dará, como por exemplo: acompanhamento em compras, escolha de materiais, cores e outros.

Projeto 3D:

Este item ajuda muito na assertividade do projeto de decoração (com foto realismo) ou até mesmo em uma reforma/construção externa. O cliente vê com clareza como vai ficar a conclusao de sua obra.

Projeto executivo:

É o detalhamento do projeto arquitetôninco de como deverão ser instalados cada item na reforma, como: portas, janelas, pisos, instalações elétricas, hidráulicas, luminárias, entre outros. Este é o que vai para a mão do mestre de obra e/ou pedreiro responsável no local.

Cronograma:

É um documento que detalha cada etapa e cada atividade dos serviços contratados e os coloca de forma organizada na linha do tempo. O gráfico de Gantt, é a melhor visão para se compreender cada etapa do cronograma;proejto -serviços de -reforma-cronograma

Memorial descritivo:

Documento constando as áreas impactadas pela reforma, é a reforma de forma escrita, mencionando  todo material previsto para a obra: aço, areia, cimento, cabos, pisos, entre outros. Quanto mais detalhar marcas e modelos melhor. Lembre-se que é comum acontecer ajustes nestes itens e isso deverá ser acordado durante a execução da obra, tanto para excluir itens, alterar e/ou acrescentar aqueles produtos não previstos mas que o contratante deseja incluir.

Termo de Aceite:

Este é documento simples que as partes assinam na finalização de cada etapa dos serviços contratados, fotos também colaboram para evidenciar serviços executados. É à partir dele que os faturamentos deverão ser autorizados.

RRT: Registro de Responsabilidade Técnica:

Documento que define quem é o arquiteto responsável pela obra. Este documento é uma exigência legal na obras. Lembre-se de colocar no local a placa com o número da RRT emitida, do protocolo da obra e o nome do responsável técnico, em caso de casas/sobrados e edificações comerciais que tenham fachada direta para a rua. Em obras de apartamento, pode-se colocar uma folha com a RRT na porta da unidade, ou no quadro de aviso, isso depende de cada condomínio. Executar uma obra sem este documento, é um grande risco de responsabilidade civil. Evite aborrecimentos!

Um documento importante e muitas vezes relegado:

Ficha pessoal:

Com dados de endereço, telefone e  cópia de RG e CPF de cada profissional que trabalhará na obra. Este documento é necessário para liberação da entrada de profissionais em condomínios e ambientes empresariais, inibe sinistros, e se ocorrer, facilitará o registro de ocorrência. Lembre-se, muitas vezes quem assume a empreitada da reforma não tem toda mão-de-obra em seu quadro de funcionários, precisando assim contratar profissionais autônomos para o serviço.

PRAZO

  • Prazo: O prazo do serviço de reforma, depende do seu escopo, parece óbvio, mas nem sempre o cliente enxerga isso. Forçar a diminuição dos prazos, passando por cima das outras duas condições sempre será um erro. Saiba, prazos mais curtos para o mesmo escopo, terão custos mais altos, pois provavelmente, será necessário contratações às pressas. A qualidade do que será entregue poderá ser comprometida e os riscos de erros e acidentes aumentam. Geralmente datas específicas como aniversário natal, inaugurações com datas pré-definidas, forçam a condição “Prazo”. Atenção para não sair do razoável. O melhor é fazer as coisas do jeito certo!

CUSTO

  • Custo: Para tratar bem esta condição, o custo de uma reforma, existem dois caminhos:

1º. Você define inicialmente qual é seu orçamento para o serviço de reforma. Quanto estará disposto a investir na reforma. Partindo deste valor, todo o escopo será definido e também o cronograma. Assim você saberá previamente o que terá ao final do serviço e a estimativa do que se pretende realizar.

2º. Contrate um arquiteto. A partir do detalhamento de escopo e prazo, você terá o custo previsto do serviço de reforma. Então você poderá manobrá-lo alterando as condições prazo e escopo a fim de chegar ao custo desejado. Não pense apenas em fazer mais com menos, mas sim em fazer melhor. Na maioria das vezes, quando o contratante decide baixar demais os custos, em geral baixamos também a qualidade, e é muito ruim e insatisfatório você olhar uma obra mal executada e não ter condições financeiras para refazer o serviço. É preferível fazer por etapas reorganizando seu orçamento,  porém bem feito; do que abraçar o mundo e depois ficar insatisfeito com o serviço.

A Arch Project, poderá te ajudar neste desafio. Este é o nosso negócio. Projetos e serviços de reforma do jeito certo.

Contato: 11 2356-7743

Conheça sobre gerenciamento de projetos em PMI – Project Management Institute